22 fevereiro, 2010

deu na imprensa

A arte da grafitagem para escolas

Escrito por Samuel Bryan

Escola Mário de Oliveira é uma das últimas a ter seu muro grafitado com projeto da Lei Municipal de Incentivo à Cultura

grafitagem_gleilson_miranda.jpgNo começo, a grafitagem era considerada uma forma vandalismo, mas hoje ela tem seu espaço na sociedade, e o reconhecimento como manifestação artística, com objetivo de transmitir uma mensagem importante. Com esse objetivo em mente, o projeto Habaque realiza transformações em muros de escolas públicas de Rio Branco.

Nessa sexta-feira, 19, o Colégio Mario de Oliveira é um dos últimos a receber essa arte, que será comemorada na própria escola no sábado, 20, a partir das 14 horas, com uma apresentação de hip hop aberta para toda a comunidade.

O grafiteiro Matias é o idealizador do projeto que foi aprovado na Lei Municipal de Incentivo à Cultura da Fundação Garibaldi Brasil no ano passado. “Inicialmente, o Habaque tinha só três pessoas ligadas a ele. Mas como a grafitagem abrange muitos artistas, convidamos outros como o Babu, Toshi e Tender que hoje também participam do projeto”. O Habaque tem a proposta de grafitar muros em 6 escolas, em bairros como o Tancredo Neves, São Francisco, Cidade Nova e José Augusto.

A temática utilizada para grafitar os muros é sempre relacionada à cultura e o folclore acreano, mas misturando com elementos novos no cenário cultural do estado, como o próprio hip hop. A escola Mário de Oliveira já possuía seu muro da frente grafitado, e que chamava bastante a atenção, mas devido ao desgaste, ele passará por uma arte nova. A grafitagem começa nessa sexta e vai até domingo.

fonte-Agência de Notícias do Acre


Nenhum comentário: