17 maio, 2010

notícia



Ricardo Bitun lança obra na Livraria Nobel do Acre

Teólogo, mestre em Ciências da Religião e doutor em Sociologia, Ricardo Bitun retratou a vida de um dos maiores autores cristãos na obra “Henri Nouwen de A a Z”. O livro editado pela editora Vida reproduz numa espécie de cronologia, alguns dos mais importantes pensamentos de Nouwen que abandonou a vida acadêmica para se dedicar aos necessitados. Após passar por Rio de Janeiro e São Paulo, Bitun lançou ontem (14), na Livraria Nobel, a obra no Acre.

“Vivemos momento singular. O fato é que o homem esqueceu de sua humanidade. A obra resgata o respeito um pelo outro. Resgata a espiritualidade e coleta alguns de seus mais importantes pensamentos”, disse Bitun.

A coragem de despir sua alma diante dos leitores, apresentando o lado mais sombrio e secreto de seus desejos, é que faz de Nouwen um escritor admirado, sincero e agradável de ler. Ao escrever sobre suas áreas de conflito, ele se humaniza, encurtando todo distanciamento que possa vir a existir entre sua vida humana — cheia de falhas e de insucessos — e a vida do leitor, também humana.

Nouwen nasceu na Holanda, formou-se em teologia e psicologia e foi ordenado padre em 1957. Lecionou por quase vinte anos no Instituto Teológico Católico de Utrecht, Holanda, na Universidade de Notre Dame e nas escolas de teologia de Yale e Harvard. Mais tarde, ele se dedicaria ao cuidado de deficientes mentais, na Daybreak, Comunidade da Arca, em Toronto, Canadá. Henri Nouwen morreu em decorrência de um ataque cardíaco em 1996.

Bitun orienta aos leitores a não virem a obra como mais uma leitura, porém que possam refletir sobre os encontros e desencontros da vida, a fim de provocar algum sentimento que os leve a um questionamento sobre sua própria existência. “Que pudesse ler e permitir que o coração se germinasse”, orienta. (Ana Paula Batalha)

fonte: A TRIBUNA

Nenhum comentário: