30 junho, 2011

noticia

Meninas são forçadas a trocar de sexo

O governo do Estado indiano de Madhya Pradesh está investigando denúncias de que mais de 300 meninas foram cirurgicamente transformadas em meninos em uma cidade de Indore. Os pais teriam pagado o equivalente a R$ 5 mil para que fosse realizada essa operação plástica.

Mulheres e ativistas dos direitos da criança denunciaram a prática como algo que “escarnece das mulheres na Índia”. O desejo dos pais em transformar suas filhas em filhos é a esperança de melhorar as perspectivas da família pelo casamento.

Ranjana Kumari, do Centro de Pesquisas Sociais e uma das líderes ativistas contra o feticídio feminino, disse que a transformação cirúrgica de meninas em meninos é um sinal de crescimento da ”loucura social” na Índia.

“As pessoas não querem compartilhar suas propriedades ou investir em dotes para as filhas nem pagar para que ela estude. É uma classe média ávida por ter cada vez mais dinheiro.”

Há décadas a Índia já pratica o feticídio feminino – abortos seletivo de sexo – por famílias que temem os custos do casamento e os dotes que precisam pagar. Estima-se que existam no país sete milhões a mais de meninos que meninas com idade inferior a seis anos. Agora os ativistas dizem que a opção pela cirurgia significava que as meninas não estão mais seguras, mesmo depois do nascimento.

www.jornalmundogospel.com

Nenhum comentário: